Essa é uma dúvida que logo surge no início do trabalho com feltro. Riscar no feltro é uma das etapas iniciais, mas não por isso ela deixa de ser menos importante.
A escolha do tipo de material para riscar no feltro na maioria das vezes, também é algo pessoal, porém, de uma maneira geral, existem as escolhas que são mais comuns.
Aqui nesse texto eu comentarei o assunto baseado no meu gosto e também nas experiências de outras artesãs que eu observei ao longo do meu percurso nesse ramo.
Como Riscar Feltro
Quando riscamos no feltro estamos transferindo a forma do papel para ele, a fim de transformá-lo no personagem ou objeto desejado. Para que a nossa arte fique com um acabamento bom, não é muito legal e esteticamente bonito, que a marca do risco que fazemos fique aparecendo depois, por isso, nessa etapa devemos ter todo o cuidado na escolha do tipo de material que vamos usar para riscar.
Atualmente existe no mercado as canetas popularmente chamadas de “caneta mágica” ou “caneta fantasma”, que você risca no feltro e na medida que vai secando, o risco apaga sozinho. Essa é uma ótima opção, porém, ainda não é em todo lugar que conseguimos encontrar e a qualidade do produto também é algo que deve ser levado em consideração, isso por que, existem no mercado as canetas desse tipo que “vazam” a tinta e também não cumprem a função desejada de apagar em seguida o risco.
Nuvens fofas e criativas com moldes completos para download – veja logo após
Aconteceu comigo esse problema com uma determinada marca e gostaria que não acontecesse com vocês, por isso, atenção a esse detalhe quando for comprar o produto, as vezes é preferível pagar um pouco mais, porém, adquirir um produto de qualidade que vai cumprir o seu propósito e você não vai sentir como se tivesse jogado fora o seu dinheiro.
Agora vamos as opções mais comuns que são as que estão acessíveis para nós facilmente. Seja em casa, ou mesmo em qualquer loja ou mercado mais próximo, que são as canetas e o lápis escolar. A caneta esferográfica também é uma boa opção para riscar no feltro. Contudo, como o risco não apaga depois, devemos ter um certo cuidado.
Super Mário World: Moldes Criativos Para Salvar e Imprimir – Veja Logo Após
Procure escolher as de ponta fina pois o risco fica menos marcado e no momento de riscar é bom evitar apertar demais a caneta no feltro para que a tinta não fique muito marcada. Procure riscar com leveza sem pressionar muito ela no feltro, pois dessa forma o risco ficará mais fraquinho e se você cortar depois direitinho em cima do risco, parte dele irá ser cortado e a marca sutil que ficará no feltro não irá comprometer em nada o resultado do seu trabalho.
Religiosos criativos: moldes de terços em feltro para download – veja logo após
Se você escolher usar o lápis, a dica é que você opte por comprar pelo lápis 6 ou 8B. Pois são específicos para desenhos e muito fáceis de riscar no feltro. A técnica é a mesma que descrevi na caneta. Evite também pressioná-lo demais ao riscar, principalmente se a cor do feltro for branco. Essas duas opções são as mais comuns, e quanto a minha escolha devo dizer que nesse sentido sou um tanto “bipolar” e não costumo me prender a um material específico.
Algumas vezes, prefiro usar um tipo, em outros momentos outro. Porém é claro, as minhas escolhas estão sempre entre caneta, lápis e a caneta mágica. Embora, use com muito mais frequência as duas primeiras opções (caneta e lápis).
A minha preferida é a caneta gel branca, apesar do preço. É uma tranquilidade. Busco ainda uma solução para o feltro branco, pois não gosto do lápis e da caneta azul. Já tentei marca CD amarelo, mas tb não me contentou. Ultimamente uso um marcador permanente cinza, mas, as vezes, vaza.