Quais as melhores escolhas para riscar no feltro?

0
72

Riscar Feltro – Informações e dicas sobre quais escolhas fazer para riscar os moldes no feltro.

Essa é uma dúvida que logo surge no início do trabalho com feltro. Riscar no feltro é uma das etapas iniciais, mas não por isso ela deixa de ser menos importante.

A escolha do tipo de material para riscar no feltro na maioria das vezes, também é algo pessoal, porém, de uma maneira geral, existem as escolhas que são mais comuns.

Aqui nesse texto eu comentarei o assunto baseado no meu gosto e também nas experiências de outras artesãs que eu observei ao longo do meu percurso nesse ramo.

Riscar Feltro

Quando riscamos no feltro estamos transferindo a forma do papel para ele a fim de transformá-lo no personagem ou objeto desejado. Para que a nossa arte fique com um acabamento bom não é muito legal e esteticamente bonito que a marca do risco que fazemos fique aparecendo depois, por isso, nessa etapa devemos ter todo o cuidado na escolha do tipo de material que vamos usar para riscar.

Existe no mercado atualmente as canetas chamadas “caneta mágica” ou “caneta fantasma” que você risca no feltro e depois a medida que vai secando, o risco apaga sozinho, essa é uma ótima opção, porém, ainda não é em todo lugar que conseguimos encontrar e a qualidade do produto também é algo que deve ser levado em consideração, isso por que, existem no mercado as canetas desse tipo que “vazam” a tinta e também não cumprem a função desejada de apagar em seguida o risco. Aconteceu comigo esse problema com uma determinada marca e gostaria que não acontecesse com vocês, por isso, atenção a esse detalhe quando for comprar o produto, as vezes é preferível pagar um pouco mais, porém, adquirir um produto de qualidade que vai cumprir o seu propósito e você não vai sentir como se tivesse jogado fora o seu dinheiro.

alt="riscar feltro"
caneta mágica
Agora vamos as opções mais comuns que são as que estão acessíveis para nós facilmente. Seja em casa, ou mesmo em qualquer loja ou mercado mais próximo, que são as canetas e o lápis escolar. A caneta esferográfica também é uma boa opção para riscar no feltro. Contudo, como o risco não apaga depois, devemos ter um certo cuidado. Procure escolher as de ponta fina pois o risco fica menos marcado e no momento de riscar é bom evitar apertar demais a caneta no feltro para que a tinta não fique muito marcada. Procure riscar com leveza sem pressionar muito ela no feltro pois dessa forma o risco ficará mais fraquinho e se você cortar depois direitinho em cima do risco, parte dele irá ser cortado e a marca sutil que ficará no feltro não irá comprometer em nada o resultado do seu trabalho.
alt="riscar feltro"
caneta esferográfica
Se você escolher usar o lápis, a dica é que você opte por comprar pelo lápis 6 ou 8B. Pois são específicos para desenhos e muito fáceis de riscar no feltro. A técnica é a mesma que descrevi na caneta. Evite também pressioná-lo demais ao riscar, principalmente se a cor do feltro for branco. Essas duas opções são as mais comuns, e quanto a minha escolha devo dizer que nesse sentido sou um tanto “bipolar” e não costumo me prender a um material específico. Algumas vezes, prefiro usar um tipo, em outros momentos outro. Porém é claro, as minhas escolhas estão sempre entre caneta, lápis e a caneta mágica. Embora, use com muito mais frequência as duas primeiras opções (caneta e lápis).
alt="riscar feltro"
lápis 6B
alt="riscar feltro"
lápis 8B
E quanto ao feltro preto? Essa é outra dúvida extremamente comum pois é difícil conseguirmos enxergar o risco com caneta ou lápis no feltro preto. Exceto se, a cor da tinta for branca ou vermelha. Sim, vermelha e é essa a forma que eu faço para fazer o risco no feltro preto. Uso uma caneta esferográfica de marca qualquer na cor vermelha, risco, enxergo depois a marca e corto sem dificuldade alguma. Devo dizer que tentei outras opções que já vi as artesãs citarem. Como por exemplo, sabonete, giz escolar com ponta fina (de escrever nos quadros), lápis de maquiagem branco e caneta mágica branca. Contudo, como eu sempre digo, cada profissional se adapta com uma técnica e material. A que eu mais me adaptei foi com a caneta vermelha.
alt="riscar feltro"
como riscar no feltro preto
Há outras opções que ainda não experimentei para riscar o feltro preto. Como por exemplo, o giz de cera branco escolar e a caneta gel na cor branca. Já vi artesãs relatarem que usam e que dá super certo. Vou experimentar e volto a escrever se eu tiver um resultado satisfatório.
alt="riscar feltro"
caneta gel
alt="riscar feltro"
giz escolar branco
Descrevi aqui nesse artigo as opções que conheço e experimentei. As duas últimas que descrevi no parágrafo acima que não conheço, vou experimentar. Lembrando que você deverá sempre ter o cuidado de riscar o feltro no lado do avesso. No momento de cortar sempre posicione bem a tesoura em cima do risco. As possibilidades e maneiras de executar essa etapa são variadas conforme eu descrevi. Por isso, experimente e estabeleça também as suas preferências. Espero ter ajudado você, sinta-se a vontade para compartilhar também a sua experiência nos comentários desse texto. Um abraço a todos.
Isis Alves –  Diretora de Arte.

DEIXE UMA RESPOSTA